ARCO
Associação Recreativa Cultural
Freguesia de Oliveirinha
A.R.C.O.
Em dezembro de 1976, estando em fase de acabamento o estádio da Gândara, apenas existia na freguesia de Oliveirinha um clube popular no lugar da Quintas chamado “Juventude de Quintas”. Até este momento, jamais tinha existido nesta freguesia algum clube desportivo federado (excepto o caso da Associação de Columbofilia de Oliveirinha), mas sim, muito antes, alguns clubes populares tais como o Futebol Clube de Oliveirinha, a União Quinta Valadense, a Casa do Povo, etc., por certo bastantes famosos.
Pelo tanto, existia um vazio desportivo na freguesia, dado que tínhamos umas instalações condignas para o superar.
Foi então que, aquando da instalação da bancada coberta, foram trocadas impressões entre algumas pessoas da freguesia que achavam boa ideia a formação de uma associação desportiva. Para tal efeito foram convocados todos os interessados para várias reuniões na Casa do Povo de Oliveirinha, começando-se por redigir e discutir os futuros estatutos, já que era o fundamental.

Tinha-se fundado a ARCO para representar toda a freguesia, e aparece assim uma equipa federada também para formar rivalidades à custa de interesses políticos.

As bases de um grande clube estavam assentes, com a nova direcção cumprindo, a partir dali, os estatutos que têm sido o poder da ARCO
Fonte: Jornal de Oliveirinha, nº16 – Setembro 1989
Uma breve introdução sobre a história da ARCO, clube registado na Secretaria Notarial de Aveiro a 14 de Setembro de 1977, pela vontade bairrista de um grupo de boa gente, que quis implementar e fomentar o desporto na freguesia.
De um ecletismo enorme, a ARCO teve atletas de elevado nível no atletismo, com conquistas várias e presença dos seus atletas nas selecções jovens, tendo mesmo dado ao clube a sua maior glória de sempre, através do seu atleta Jeremias Mavale, e passamos a citar: O Departamento de Atletismo deu ao Clube e à Freguesia a sua maior glória de sempre, por intermédio deste jovem de 13 anos, que numa época, obteve 2 títulos de Campeão Nacional (60 m e Salto em Altura), e bateu vários Recordes Nacionais (60 m, Salto em Altura, Estafeta 4x60 m e o Trealto. - Fonte: Jornal de Oliveirinha, nº8 – Setembro 1989
No que respeita à secção de futebol, a ARCO teve o seu melhor registo entres os anos de 1986 e 1991, com presença no Campeonato Nacional da III divisão, obtendo como melhor resultado um honroso 3º lugar, a um pequeno passo da subida de divisão, com uma vitória no Torneio Início da Associação de Futebol de Aveiro, derrotando na final o Sporting Clube de Espinho por 4 bolas sem resposta e uma presença na 5ª eliminatória da Taça de Portugal, onde defrontou o S.C Braga, no Estádio da Gândara, sorrindo a vitória à equipa forasteira por 4-0.
Durante os anos seguintes o clube foi perdendo o seu ecletismo, com o acabar da modalidade de Atletismo, ficando apenas o futebol, a competir nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Aveiro vê, de à 3 anos a esta parte, um rejuvenescer dos seus quadros, com a forte aposta da actual direcção na formação infantil e juvenil, onde estão, na prática do futebol, cerca de 150 atletas dos 4 aos 16 anos de idade.
Este novo projecto é liderado unicamente pelo prazer e vontade de proporcionar a estes jovens um local onde possam praticar desporto e crescer como homens.
ESTRUTURA ATUAL (época 2017/2018):
Presidente: Pedro Sucena
Diretor Futebol: João Sousa
Diretor: António Ferreira
Diretor: Paulo Silva